Engenharia Contra Incêndio: Prevenção Na Indústria Blog


O PPCI deve ser seguido à risca pelos responsáveis ou administradores dos edifícios, bem como ocorrer a divulgação das normas de segurança em ambientes de uso comum. Conhecer o risco é muito importante para encontrar soluções que minimizem as chances de um incêndio ocorrer. Por isso, entender as causas principais serve como guia no momento de planejar as medidas preventivas.

Essas atividades devem ser realizadas de acordo com o treinamento específico dado aos integrantes das equipes de emergências, de acordo com a ABNT NBR 14276, para os brigadistas e, quando aplicável, de acordo com a ABNT NBR 14608, para bombeiros civis. As cenas das principais falhas do incidente trouxeram novas discussões sobre a importância do projeto de prevenção de incêndio nos estabelecimentos que têm grande quantidade de pessoas. A falta de sinalização de emergência, a ausência de saídas suficientes para evacuação do local, de sistemas adequados de combate a incêndio, e também, o excesso de lotação foram fatores cruciais para intensificar o pânico e o incêndio. Em nossa visão, a prevenção e combate a incêndios é um dos investimentos mais importantes para a segurança dos condomínios. Entre planejamentos, vistorias, sinalizações, treinamentos e sistemas emergenciais, existem muitas soluções voltadas a esse tema e seus riscos. Logo, as empresas devem manter os registros de todas as medidas de segurança contra incêndios implementadas e os funcionários devem ser treinados regularmente sobre como lidar com situações de emergência relacionadas a incêndios.

A Importância Das Normas De Prevenção E Combate A Incêndios



A elaboração do plano PPCI deve ser realizada por um profissional habilitado que possui o credenciamento junto ao Conselho do CREA. Esse profissional deve ser registrado e possuir curso superior para estar apto a realizar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, um laudo que tem como objetivo definir os responsáveis técnicos por uma determinada obra ou prestação de serviço. O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, que certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. clique neste link , implementado e, principalmente, mantido, para garantir que surtirá efeito em caso de incêndio.

Então, no quesito segurança e combate a incêndio, é fundamental a realização de inspeções periódicas nos sistemas de combate a incêndio, por meio de um planejamento com datas da última manutenção e da próxima a ser executada. O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios. Após a aprovação do plano o órgão responsável irá realizar a fiscalização através de uma vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o plano aprovado. Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas. O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios.

O Que Fazer Para Prevenir Incêndios Em Empresas?


O risco de incêndio vai depender da quantidade de fontes de possíveis ignições e carga de elementos combustíveis, que podem ser encontrados em um ambiente. Para completar, é importante que a elaboração do plano esteja atenta a eventuais Normas Reguladoras, exigências legais e às boas práticas industriais. E esse treinamento é obtido de maneira prática e teórica, por meio de uma formação específica que envolve noções básicas de combate a incêndios, salvamento e primeiros socorros. A ideia é que essa equipe esteja apta a combater as chamas e a organizar a saída segura de todas as pessoas do ambiente em perigo, além de ter condições para proceder diante de outras eventualidades que envolvam a segurança do local de trabalho. Além de garantir que o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios funcione perfeitamente, as manutenções preventivas reduzem os custos na manutenção corretiva e com possíveis multas, em caso de vistoria.
  • Também é o caso de edifício antigos e que foram adaptados, porque há menos mobilidade nesse caso e pode haver outros problemas, como instalações elétricas deficitárias.
  • Esse plano é uma das mais importantes ferramentas de segurança existentes na legislação brasileira e precisa ser exigida para que não ocorram eventos catastróficos.
  • Algumas empresas podem precisar de um plano que inclua procedimentos para lidar com a possibilidade de vazamentos químicos, por exemplo, enquanto outras não terão esse risco no seu PDE.
  • O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área da iminência da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo.







Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE

Insane